Como aplicar a Bandagem Terapêutica Kinesio na Fáscia Plantar

Fáscia Plantar

Isso acontece quando você tem uma dor localizada no lado de baixo do calcanhar, ou arco do pé. Assim, que pode ser causado pela diminuição, tensão ou inflamação das faixas de tecido conectivo na parte debaixo do pé.

Isso pode ocorrer, por exemplo, devido a treino excessivo, calçados desajustados ou desgastados, aumento de peso, pronação excessiva, ou estrutura anormal do pé.

Desse modo, a fita kinesio ajuda a tratar esta condição por proporcionar apoio e descansar os tecidos.

Primeiros passos

Primeiramente, para esta aplicação é preciso cruzar o pé e calcanhar sobre o outro joelho. E em seguida colocar o calcanhar em uma posição superior, e o mesmo com os dedos dos pés.

Após isso, pegue a primeira tira por inteiro e em seguida torça e rasgue o papel detrás a fim de criar um ponto de apoio.

Agora você vai coloca-la atrás dos dedos do pé sem fazer qualquer elasticidade nesse pedaço da fita.

É importante se assegurar de que os dedos fiquem estendidos ao máximo que puderem.

Conforme for tirando o papel, vai coloca-la com 50% de elasticidade. Basta esticar até 100% e recuar pela metade e então colocar isto na parte de baixo do calcanhar e daí para cima e ao redor da parte detrás do calcanhar ao longo do tendão de Aquiles.

Agora, nessa última parte basta colocar aquele último pedacinho de apoio sem qualquer elasticidade. Então, assente a fita na parte de baixo do pé e esfregue bem a fim de criar um pouco de fricção e calor e tenha melhor aderência na pele.

Segundo pedaço de fita

Depois de aplicado o primeiro pedaço, agora aplicaremos o segundo. Nesse pedaço você vai pegar e rasgar e novamente a fim de criar um ponto de apoio torcendo o papel detrás e tirando-o.

É preciso medir este pedaço, indo à parte oposta ou exterior do pé em frente ao calcanhar, indo abaixo do calcanhar.

Assim, colocando aquele ponto de apoio sem qualquer elasticidade.

Então, feito isso, já pode tirar aquele papel detrás. Você vai colocar essa fita perto daquele osso do calcanhar que se sobressai. E de lá vai colocar um pouquinho de elasticidade por igual através da fita.

Com 80% de elasticidade, vai ao redor do calcanhar e então aplicando no lado oposto sem qualquer elasticidade. Assim, de forma com que a fita fique sem nada de elasticidade nessa parte.

Em seguida é preciso esfregar bem para criar um pouco de fricção e calor a fim de que haja uma boa aderência na pele.

Terceiro pedaço da fita

Agora você vai aplicar a última tira por inteiro e novamente torcendo e rasgando o papel detrás criando o ponto de apoio. Dessa vez colocará atrás, e com um ângulo ligeiramente mais íngreme do que o primeiro.

Assim, sempre colocando aquele ponto de apoio sem qualquer elasticidade na fita.

Daqui pode aplicar 80% de elasticidade, uma vez que atingiu a parte abaixo do tornozelo ao redor do pé debaixo do arco. Coloque a ponta com o ponto de apoio sem qualquer elasticidade.

E então para finalizar basta apenas esfregar bem como nas outras vezes. Conforme o tornozelo move bastante, isto cria um pouco de calor e boa adesão da fita na pele.

Algumas Dicas

Algumas dicas úteis para antes da aplicação:

  • Limpe a pele muito bem
  • Remova quaisquer óleos ou loções que possa ter na pele.

Você pode usar meias ao dormir a fim de evitar que a fita grude nos lençóis.

Novamente, esfregue bem a fita sobre o pé especialmente onde haja contato com a pele.

Tratamentos adicionais incluem alongamento e massagem do pé e da panturrilha. Assim como o uso de anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.

Procure um médico em caso de dor severa, inchaço, ou incapacidade de suportar pesos ou andar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe !